
Nestas escolas do Cadaval e de Torres Vedras, gerem-se medos e expectativas, estimula-se a confiança, partilham-se emoções e reflexões. É com este título que o Jornal Observador abre a reportagem realizada em outubro de 2024, dedicada ao Atitude Positiva, projeto do ATV - Académico de Torres Vedras que abrange alunos do 4.º ao 8.º ano para trabalhar a transição de ciclo e o autocontrolo de modo a prevenir comportamentos de risco e a melhorar o bem-estar mental.
A reportagem da jornalista Sara Dias Oliveira destaca o trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto Atitude Positiva e a importância deste trabalho ativo junto dos agentes escolares.
Há oito anos que Maria Inês Guia, professora de Português, diretora de uma turma do quinto ano do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, em Torres Vedras, participa num projeto que considera especial. No início deste ano letivo, mais uma vez, acompanhou a atividade “Brasão de Armas”, em que os alunos fazem uma pequena entrevista ao colega do lado, uma conversa a dois, para depois passarem à apresentação a todos, e um a um, dos companheiros de carteira.
É uma atividade que quebra o gelo para que as crianças percebam que são um grupo, que há gostos que os unem e que os separam, e está tudo bem, e que a diversidade é o que os constrói enquanto grupo, enquanto turma. Resulta bem, garante a professora, num momento de transição do primeiro para o segundo ciclo com novas caras, outros espaços, turmas maiores, mais disciplinas, mais docentes, em vez de um. “Os miúdos participam de uma forma muito engraçada. Perguntam que animal gostavam de ser, qual o prato favorito”, conta.
Há outro exercício pensado para o quinto ano. É o jogo da travessia do rio, o desafio de construir um barco, delinear um plano para chegar à outra margem. A turma é dividida em grupos para definir a estratégia. “Têm de ouvir cada elemento da equipa”, explica Maria Inês Guia que vê benefícios nestas dinâmicas e abordagens. “Marca-os para o futuro, são aprendizagens socioemocionais que se traduzem na sala de aula, quando têm de trabalhar em grupo, sempre que é preciso escolher um porta-voz, no respeito que é preciso ter, na forma como se relacionam com os outros e como se controlam.”
Esse são, aliás, alguns dos objetivos (...)
🔍 Uma reportagem para conhecer na íntegra em https://observador.pt/especiais/nestas-escolas-do-cadaval-e-de-torres-vedras-gerem-se-medos-e-expectativas-estimula-se-a-confianca-partilham-se-emocoes-e-reflexoes/